EPC é a sigla para Equipamento de Proteção Coletiva e o fornecimento deve ser feito pelas empresas.
Estes equipamentos tem o objetivo de proteger a saúde e a integridade físicas dos colaboradores que trabalham em ambientes que ofereçam riscos.
A adoção de medidas de proteção também pode proporcionar outros benefícios para empresas, como a qualidade de vida dos colaboradores, a redução dos afastamentos causados por acidentes de trabalho e o aumento da produtividade.
Além de proteger os colaboradores, os equipamentos de proteção se estendem a todas as pessoas que frequentam os locais, incluindo clientes e fornecedores em visitas periódicas.
Quando se fala em segurança no trabalho, pode haver confusão entre EPCs e EPIs, que basicamente cumprem a mesma função, mas de modos diferentes.
Os EPIs são de uso individual e dependem da correta utilização de cada equipamento, já os EPCs são para a proteção coletiva.
Segurança no trabalho: Quais são os EPCs mais comuns?
Os EPCs são instalados no local do trabalho e podem ser apresentados fixos ou móveis. Portanto, podem variar de acordo com a necessidade do ambiente da empresa e o serviço praticado no local.
Os EPCs mais comuns são:
- cones;
- placas de sinalização;
- redes de proteção;
- sistemas de ventilação e de controle de temperatura;
- linha de vida;
- chuveiro e lava olhos de emergência.
Na CoBAP temos o cuidado com todos os colaboradores, com o objetivo de entregar um local seguro para todos e que promova boas experiências em nossos espaços.
Agora que você já sabe o que são os equipamentos de proteção coletiva pode ficar atento ao seu local de trabalho e garantir a qualidade de vida dos seus colegas de trabalho.
Gostou do nosso artigo? Nos acompanhe a CoBAP nas redes sociais!
Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn com diversos conteúdos.